terça-feira, 19 de outubro de 2010

Kathmandu, I love u!!!!

Depois de todos estes anos com esta cidade no pensamento finalmente chegamos a mitica cidade de Kathmandu!
Dizem que e uma cidade caotica e poluida mas acredito que quem diz isto nao conhece as cidades de Nova Delhi ou Varanassi.Depois de uma atribulada e desgastante viagem de autocarro de 5 horas e meia preensados entre nepaleses e sem qualquer tipo de conforto (O Alibaba vai se alargar sobre este assunto noutro post), para alem de bem enganados no preco, chegamos a uma cidade cujos arredores assustavam mas que ao chegarmos a Thamel, o local mais central e cheio de gente vinda de todo o mundo! A pressao para vender tudo e mais qualquer coisa e enorme (consegue ter 2500 agencias turisticas em 5km2), mas os precos sao realmente brutais e apelativos, com imitacoes de tudo e alguma coisa!Aqui ja me sinto outra vez como na India, ja consigo marralhar os precos!!!! Confesso que estou contente por isso!
Depois de uma longa busca por um hotel melhor que os anteriores, la conseguimos, depois de termos estado num que era uma esterqueira e que por nao ter agua sequer nos obrigou a mudar de poiso. O nosso hotel e um verdadeiro luxo e temos agua quente com boa pressao e bons acabamentos, sendo o primeiro com chao de soalho e que nao cheira mal!! :) Todo este luxo por apenas 5 euros por pessoa, depois de uma conversinha a discutir o preco e de termos saido pela porta fora e voltado na graciosa arte do marralhar! :)
Depois de um bom jantar e de termos bebido cerveja quente tibetana (ganda bodega!) fomos para o merecido descanso pois estavamos de rastos.No dia seguinte acordamos e comecamos a dirigirnos a Durbar Square, a praca principal ca do sitio! A caminho, no meio das ruas estreitas, iamos encontrando algo que representa esta cidade, uma mistura entre a cultura indu e budista! Alias, estou ha uma semana no Nepal e so vi dois budistas de relance em Lumbini (a cidade onde nasceu o Budha) e estou muito contente por finalmente ver esta espectativa superada! Em cada recanto encontramos templos budistas e indus e chegamos a entrar num bastante grande onde finalmente senti a aura budista e os miudos carecas que vemos a lutar karate nos filmes!!

Entretanto seguimos e fomos ter ao nosso destino final, Durbar Square! Tivemos de comprar o bilhete de entrada e arranjamos um guia que conseguiu chatear nos ate cedermos para ele nos explicar tudo aquilo!Estivemos na casa da Deusa Viva, uma miuda que e escolhida aos 3 anos de idade por 32 testes fisicos como o tom de voz, a forma dos olhos (tem de ser iguais aos de uma vaca) ou a capacidade de nao chorar quando ve 108 bufalos, 108 cabras e 108 patos (108 e o numero da sorte dos budistas) a serem decapitados em frente dela (sendo um bebe!) e que quando chega a puberdade e mandada para o refugo e passa a ser uma pessoa com uma vida normal! O interessante e que esta deusa viva mistura a religiao budista com a indu! O guia esforcou se por explicar bastante isto e o porque mas o sotaque monhe nao ajudou nada, bem como a complexidade da historia, que e pior do que a mitologia grega. Aqui tambem casam uns com os outros e dao origem a formas distintas... bla, bla, bla, historinhas mas que aqui os monhes comem de cebolada e dedicam se como nunca vi nada igual!

Entretanto estivemos no mesmo templo onde o Jimmy Hendrix e os Beatles estiveram a fumar coisas ilicitas com os homens sagrados (aqueles que aparecem todos coloridos), durante os seus tempos aureos. A imagem corresponde aquele salto que estamos os 3 a dar ao mesmo tempo!
Depois de vermos mais uma serie de templos fomos ate a freak street onde nos anos 60 e 70 se refugiavam hipies durante semanas fechados em quartos alugados a drogarem-se. Gostaria de mostrar no blog todas estas imagens mas a velocidade de navegacao nao o permite...
Nesta fase da viagem ja se nota bem o desgaste e depois de almoco foi so descanso!
Gostaria de apenas dizer que esta ultima imagem e dedicada a todas as nossas amadas e que sentimos muito a vossa falta!!

PS - Filipinha as saudades apertam a cada dia que passa!! Love u!