sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Manikarnika Gath

Este post abstem-se de piadas e fotos pois o tema e bem intenso.
Falo da cremacao de corpos no Manikanika Gath, no Ganges. Hoje fomos guiados por uma crianca que nos levou ate ao local para assistir as cerimonias de cremacao. Ninguem falou muito do assunto e dirigimo-nos para o local como se fossemos simplesmente visitar um edificio mais. Mas no fundo todos nos sentiamos um pouco angustiados e receosos da nossa reaccao ao assistir a tao macabro ritual. Ninguem sabia muito bem o que esperava e como reagir. A verdade e que e muito dificil descrever o que se sente. E intenso e chocante mas incrivelmente nao e triste. Os hindus veem trazer os cadaveres dos seus defuntos de todas as partes para serem cremados aqui. Alguns veem inclusivamente ainda em vida para garantir que morrem ca e sao de facto cremados em Varanasi. Isto porque eles acreditam que depois de cada morte, reencarnam noutro ser (humano ou nao, dependendo do seu karma). So a cremacao pelo "fogo eterno" no Manikarnika Gath lhes garante o fim do ciclo de reencarnacoes, e a porta do ceu. Diariamente sao cremados 200 a 300 corpos num ritual que acontece 24 sobre 24 horas. O fogo eterno que da a salvacao e uma fogueira que arde ininterruptamente ha mais de 3000 anos, e da qual se retiram brasas para cremar cada corpo. Nesse mesmo fogo eterno fomos benzidos e marcados na testa com cinzas do "eternal fire".
Acho que nao adianta perder-me em descricoes sobre o que se ve, e o que se sente aqui. E mesmo impossivel faze-lo. So dizer que a fe e crencas por detras de tudo isto sao realmente muito bonitas. O modo como encaram a vida e a morte e inspiradora para nos. A sua devocao e convicoes inabalaveis sao uma verdadeira licao. Ao contrario da verdadeira ramboia que tem sido toda a viagem, desta vez reinou o silencio, o respeito, a emocao, algumas lagrimas mas, embora pareca ironico, saimos com a sencacao de ter-mos visto algo incrivelmente belo.

Namaste

4 comentários:

  1. Aqui está um ritual ao qual eu ia amar ter visto com o meu marido pela primeira vez juntos... queria ter visto o brilho no olhar dele e apertar-lhe a mão (como eu sei que ele precisou!). Deve ser um ritual, como o Jorge diz, indescritivel e que sensibiliza qualquer um! Estou ansiosa por ver mais fotos. O meu marido deve estar a tirar imensas fotos (se estiver a fazer bem o trabalho que lhe foi encomendado!!) e devem estar a ficar brutais! Continuem a postar coisas aqui porque EU TO A MORRER DE SAUDADES!!! Façam mais videos e ponham-nos aqui para eu ver o meu maridão e ouvir a voz dele!!! ;)
    Beijocas hindus!!

    ResponderEliminar
  2. o teu boy so estourou 16 gigas de fotos em 4 dias... :-)
    loooool

    Agora vamos ter de encontrar um monhe que nos venda um cartao de memoria, que obviamente o diogo conseguira por 1/6 do preco pedido inicialmente, e culminara com o esgotamento do vendedor :)

    ResponderEliminar
  3. Filipa...eu acho que se fores ai a net ainda encontras uma viagem barata e vens ca ter co Didi a tempo de lhe apertares a mao!!!

    Se ele nao estiver ca vais ao Ganges e tens la umas maozinhas a boiar para apertares... (o diogo nao descansou enquanto nao viu um morto a boiar...ainda pediu ao gajo do barco pa ir ter perto dele pa conseguir melhores fotos e so descansou quando o ameacamos com um banho no Ganges)...

    ResponderEliminar
  4. Buenos dias Primatas e rei das mil e uma noites, olha as vacas lá atrás,


    Bem, este vosso diário digital em terras da Ásia meridional é espectacular, ver a expressão do Isidro em pânico enlatado naquela "biatura" com o João a dizer : ai e tal o que é bom é andar a pé para ficar a conhecer melhor!!!!AHAHAH que delicia!
    Essa estrada mais parece o caminho que faço para almoçar todos os dias em terras angolanas!!
    Grande abraço camaradas da luta, a aventura ainda agora começou, aproveitem ao máximo e bebam um Masala Chaí por mim!!

    ResponderEliminar