sábado, 9 de outubro de 2010

Templos de Varanassi-09-10-2010







Ora cabe-me a mim ser o peso que equilibra esta balanca da viagem e explicar que o facto de estarmos a mostrar mais fotos de varanasi nao quer dizer que nao tenhamos mais de delhi ou agra, as condicoes para as descarregar e que n sao as melhores e as capacidades informaticas deste pais nao se assemelham as nossas, apesar de ja ser mto bom para o que tava a contar.
Como os meus manos ja explicaram isto nao deve ser em nada pior que o iraque ou o Afeganistao!
Delhi, apesar de quando chegarmos estar tudo partido, e considerado um luxo por estas bandas e do qual ja temos saudades! Agra e de uma pobreza sem igual na qual o Taj Mahal nao se enquadra mas tivemos uma das melhores refeicoes (no Jonny) e Varanasi ainda pior pela sujidade. No entanto isto nao quer dizer que nao estejamos como peixes na agua e a adorar Varanasi, que nao e mais do que um labirinto de ruas onde nao passam mais do que motas ou bicicletas (nem riquexos)e nos quais cada recanto e uma surpresa. Depois ha uma atraccao adicional que eu adoro que e a presenca constante de animais como caes (uns mais sarnosos do que outros), vacas, macacos e cabras. Varanassi tem sido a cidade mais marcante pela espiritualidade (todos os recantos tem templos indus), pelas cores, pelos rituais, pelas criancas... uau... nao ha palavras!
Como o meu mano Jorge diz o sorriso das criancas toca-me imenso e aproveito para dizer que sao autenticas maquinas treinadas para venda e que aos 7 anos ja falam 3 linguas e sabem montes de frases cliche para todas as nacionalidades que aqui passam. Aproveito este assunto para desmentir que as escurraco porque e puro escarnio, embora qualquer um de nos se sinta, a partir de qualquer altura incomodado com tamanha capacidade de marketing.
Gostaria tambem de referir um outro assunto que me incomoda que e estarmos constantemente a ser interpelados por todos (desde criancas que mal sabem falar ate velhotes comidos pelo tempo) e pior ainda em rituais religiosos nos quais nos dizem: 100 rupias karma razoavel, 200 rupias karma bom... se forem 1000 rupias terei toda a sorte do mundo e terei muito dinheiro, filhos, trabalho.... Oh monhes: poupem-me da vossa ganancia!
No entanto no meio disto tudo ja encontramos 2 pessoas que nao fizeram as coisas com segundas ou terceiras intencoes! Raro por estas bandas!
Gostava de partilhar tambem que me sinto como um peixe na agua aqui na arte de regatear precos e e incrivel como as coisas baixam! No entanto e apenas ilusorio para o meu ego ja que o preco de turista e muuuuuito superior ao dos locais (apesar de mesmo assim ser ridiculamente barato). Como exemplo e a entrada no Taj Mahal: preco de turista 750 rupias (12,7 euros), para indianos 20 rupias (33centimos) e para habitante de Agra 10 rupias (17 centimos)!!!!!!
Por fim gostava de expressar a minha felicidade pelo facto de termos estado sempre lado a lado,no nosso passeio de barco no rio ganges,com o protagonista e o operador de camara do programa Globe Trecker do Travel Channel (que sigo diariamente quando estou em casa - ilustracao no post anterior do Jorge) e isto teve um significado brutal porque mostra que estou a fazer uma das viagens de sonho em que me revejo sempre que assisto ao programa e se tivermos sorte ainda vamos aparecer de rompante no programa sobre a india!!! Gravem para que consigamos ver!

Quero ainda dizer que: Filipa sinto muito a tua falta!

Beijinhos e abracos

PS1- nao se deixem levar pelas palavras desencorajadoras dos outros macacos sobre a minha pessoa, sao pura especulacao, escarnio e mal dizer :)

PS2- amanha iniciamos o trajecto para o Nepal. Vamos fazer uma viagem de comboio de 6h que nos vai custar a cada um 1 euro!!! Isto e lindo, sentimo-nos ricos pra carago!!!

3 comentários:

  1. brutal.... parece que estou a ler um livro... apos um dia de trabalho desgastante com gastroentericos espalhados pelas jaulas das clinicas apos um acidente rodoviario matinal etcc... ler o vosso blog foi o unico momento de relaxamento que tive ate agora... encantado... relativamente as meninas seguirem o jorge... devo vos dizer... que passa se o mesmo com as velhinhas da lixa heheheheehe

    ResponderEliminar
  2. Escusado será dizer que este foi o post mais lindo que já li!! :) Principalmente a ultima frase! Também sinto imenso a tua falta e acredita que para quem ficou é mil vezes mais dificil, por vários motivos. Mas ainda bem que estás a gostar de estar aí, porque isso significa muito para mim. Tu sabes... foi a melhor prenda que te podia ter dado e o facto de estares a gostar faz-me feliz. (apesar que tinha sido muito mais giro se eu aí estivesse! :) )

    Espero que esta viagem vos una ainda mais do que são e que a partir de agora não se esqueçam que têm de fazer por estar mais vezes juntos e não deixar passar oportunidades para estarem juntos. As mulheres aqui gostam de vos ver juntos, apesar das secas que às vezes apanhamos! Nós entretemo-nos umas às outras! ;)

    Jorge, na 3a vou ter com a Lígia à tarde e vamos jantar as duas em Viana. Vou ver se ela está tão bem quanto me disse ao telefone, quando falamos mais de meia hora! ;)

    Estou a tentar preparar uma boa recepção para vocês, quando chegarem, para que sintam que as vossas casas estão à vossa espera. (com casas, digo mulheres!)

    Di, a Mafaldinha parece ter mais saudades tuas do que eu... só mia e ela deve achar que estás aqui no quarto a dormir, porque vem miar pra a porta do corredor e do quarto. Hoje de manhã deixei-a entrar e ela correu o quarto todo à tua procura! Depois veio dar-me beijinhos no queixo e ronronou imenso! Hoje vai dormir comigo pela primeira vez desde que tu foste. Ta aqui ao meu lado a olhar para o computador...parece que adivinha! :)

    João, tu toma conta do meu marido! Vê lá se não usa as lentes mais do que o que deveria, se ele caga direito e se dorme em condições! E vê lá se o Jorge não sofre de ataques a meio da noite, como ele me costuma fazer a mim.... agora que vão ter um hotel mais porreirinho, é normal que coisas estranhas aconteçam durante a noite... Jorge, prepara-te!! ;)

    Um beijinho aos Monhés mais lindos do planeta! E mais aventureiros também! :)
    Divirtam-se no Nepal!


    PS: to sempre contigo, minha vida... não te largo um minuto! Cheiro!

    ResponderEliminar
  3. alô macacada;)))) isso é que é ter férias, espero que os srs do travel channel tenham o bom senso de selecçionar os macacos que filmam;)))) em relação às histórias manda mais e mais fixes e não vale a pena dizer que isso é sujo e tá tudo partido, que isso já se sabe. conta o resto as nóduas que o leite fez a comer e etc... o comboio por um euro já nem de Coimbra a coimbra-B viajas a esse preço e de certeza que o vosso tambem é pendular, ou abana como o catano mas não é Alfa!!!!.
    abraço a todos e boa viagem... mandem notícias que já estou farto de ler o Cadilhe;))))) beijos e abraços Oli

    ResponderEliminar